Intertek (www.intertek.com)

Centro de Excelência dedicado à Rotulagem espera reduzir o número de retiradas de alimentos do mercado

Novembro 05, 2015

A Intertek apoia a indústria alimentar na redução de ocorrências de retirada de produtos alimentares através do seu Centro de Excelência dedicado à Rotulagem de Alimentos.

A Intertek, empresa líder global no fornecimento de soluções de garantia de qualidade para as principais indústrias a nível mundial, anunciou o seu compromisso na redução de ocorrências de retirada de produtos alimentares (recalls).

Um dos principais riscos que as empresas enfrentam é relativo à sua reputação, o que pode ser particularmente importante numa eventual recall do produto. Frequentemente, os consumidores contactam com uma variedade de novos e atrativos produtos alimentares no mercado, pelo que a ocorrência de uma recall pode levar a problemas de fidelidade à marca e, consequentemente, a um impacto tremendo na rentabilidade de um negócio. Segundo uma sondagem realizada em 2014¹, a ocorrência de recalls de alimentos pode afetar o comportamento dos consumidores. Nesse estudo, 55% dos consumidores referiram que optariam por temporariamente comprar outra marca, 16% dos consumidores não voltariam a comprar a marca do produto retirado do mercado, 17% evitariam usar qualquer marca produzida pelo mesmo fabricante e os restantes 12% não responderam.

Uma das soluções chave para evitar este comportamento dos consumidores é a rotulagem adequada dos produtos alimentares. Nos Estados Unidos da América, a Food & Drug Administration (FDA) – entidade governamental responsável pelo controlo dos alimentos, entre outros produtos – reportou a ocorrência de 121 recalls até ao momento em 2015, correspondendo a 19,4 milhões de unidades envolvendo 114 fábricas. 95% das unidades envolvidas em recall tiveram origem na presença de alergénios não declarados. Uma elevada percentagem destes casos poderia ter sido evitada através da correta rotulagem dos produtos e da implementação adequada de programas de gestão da segurança alimentar, tais como o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP).

Segundo Dorottya Karako, líder do Centro de Excelência de Processos na Intertek: “Reconhecendo que o processo de rotulagem de alimentos é crítico para a indústria alimentar, a Intertek, através do seu Centro de Excelência, coorderna mais de 80 escritórios distribuídos por todo o mundo, auxiliando empresas locais e internacionais no cumprimento da legislação aplicada e evitando a ocorrência de recalls dispendiosas”. Dorottya Karako acrescenta: “O Centro de Excelência da Intertek oferece um serviço central especializado na otimização do processo de validação de rótulos alimentares, cumprindo com as exigências que regulamentam o mercado e permitindo que as empresas vendam os seus produtos em diferentes países. O objetivo do Centro consiste em facilitar a entrada de produtos alimentares em novos mercados e garantir que os seus rótulos cumpram com a legislação local e internacional.”

A Intertek disponibiliza o serviço de validação de rótulos nas regiões da Ásia Pacífico, Europa, Médio Oriente, África, América Latina e América do Norte, respondendo às diferentes leis de rotulagem alimentar, geridos através de dois núcleos operacionais localizados em França e Alemanha.

A Intertek possui mais de 10 anos de experiência na validação de rótulos e na realização de testes nutricionais numa gama alargada de produtos, incluíndo produtos de confeitaria, alimentos de conveniência e alimentos enlatados, entre outros. O Centro de Excelência visa analisar cada produto de acordo com os regulamentos locais e regionais e disponibilizar as informações de rotulagem aplicadas no idioma local.

¹ “Cerca de três em cada quatro americanos esperam um reforço das ações governamentais de fiscalização em Segurança Alimentar”, Harris Interactive, Harris Polls®, Nova Iorque, 5 Fevereiro, 2014.

Para mais informações:

Contactos:

Questões técnicas
Sílvia Barros, Food Services – Intertek Portugal
Email: silvia.barros@intertek.com

Dorottya Karako, Centre of Excellence Process Leader
Email: dorottya.karako@intertek.com

Comercial & Marketing
Tânia Mendes, Food Sales Executive – Intertek Portugal
Email: tania.mendes@intertek.com

Iker Albestain, Marketing & Communications – Intertek Iberia
Email: iker.albestain@intertek.com