Inspecção de Minérios e outros Graneis

Inspecção que compreende a supervisão de todas as operações relacionadas com a carga/descarga de graneis e mercadorias.

Procedimento para inspecção de carga/descarga (Draught Survey)
O objectivo deste serviço conhecido como Draught Survey é determinar a quantidade de carga carregada ou descarregada para benefício das partes. Um Draught Survey bem executado deverá atingir uma fiabilidade dentro da margem de erro de 0,5% , para o que deverá ser meticulosamente conduzido e tendo em consideração as circunstâncias prevalecentes. Consequentemente os Draught Survey serão executados de acordo com o "Code of pratice for Draught Survey" do "International Institute of Marine Surveyors", bem como com a instrução de trabalho WKINS-016 do Sistema da Qualidade da nossa empresa.

Enumeração do serviço para descarga
A prestação do serviço aquando da descarga de navios nos Portos de destino compreenderá:

  • Draught Survey inicial
  • Draught Survey final
  • Draught Survey intermédio (se especificamente requerido)
  • Inspecção e determinação da atmosfera dos porões
  • Emissão de certificado da atmosfera dos porões
  • Emissão de certificado de abertura dos porões
  • Emissão do relatório diário de paragens
  • Emissão do relatório de registo de temperaturas nos porões
  • Inspecção final dos porões
  • Emissão de certificado de descarga completa
Este serviço aplica-se a vários produtos entre os quais se destacam:
  • Carvão
  • Coca
  • Cortiça
  • Lingotes
  • Sucatas
  • Madeiras
  • Pasta de Papel 

Procedimentos durante a Movimentação e controlo de Pilha

A prestação do serviço durante a descarga do navio, colocação em Pilha e/ou carregamento de vagões, compreenderá:

  • Verificação da operação controlando a deposição do produto no terminal;
  • Controlo das condições de parqueamento no terminal;
  • Registo das temperaturas da Pilha de 4 em 4 Horas em pelo menos 8 pontos diferentes;
  • Emissão do correspondente relatório de registo de temperaturas da Pilha;
  • Informação diária ao cliente sobre as quantidades movimentadas, paragens significativas, incidentes, etc;
  • Verificação e confirmação da documentação emitida pelo terminal relativa à movimentação do produto;
  • Controlo visual da integridade qualitativa do produto.
No caso de permanência do produto em Pilha para posterior carregamento em vagões e envio para a armazenagem, realizar-se-á:
  • Verificação da identidade do lote a movimentar;
  • Controlo da quantidade movimentada;
  • Inspecção da base da Pilha para verificação do completo carregamento do lote em questão.
Procedimentos na amostragem manual e envio das amostras

 

A amostragem manual tem como objectivo a recolha de determinada quantidade da carga que seja representativa da globalidade do produto, a preparação das amostras e o seu envio ou entrega ao cliente. Esta amostragem deve ser realizada seguindo os princípios estabelecidos na ISO 1998-1975 (E) mediante a mais racional e correcta adaptação às circunstâncias específicas das descargas no porto.

Nestas condições, aplica-se a instrução de trabalho WKINS-020 do Sistema da Qualidade da nossa empresa, prevendo-se que a recolha da amostra seja efectuada nas seguintes condições:

  • Recolha de uma quantidade representativa hora a hora, variando a quantidade em função da tonelagem hora descarregada.
  • O local de recolha deverá ser na zona da queda do tapete.
Posteriormente será preparada a amostra representativa, acondicionada e identificados os vários lotes, indicando-se também:
  • Local, data e hora
  • Navio, tipo de produto e sua procedência
  • Todas as amostras serão seladas com selo próprio da Intertek Portugal, os quais serão enumerados e identificados no respectivo recibo de amostras.
Por último, estas amostras serão entregues ao cliente no cumprimento integral do prazo previamente estabelecido, mediante transporte em viatura da nossa empresa.

 

Assistência e Peritagem

A Intertek Portugal propõem-se ainda realizar:

  • As peritagens necessárias em caso de incidente ou acidente no decorrer das operações, tendo em atenção a salvaguarda dos interesses do cliente, e a eventual necessidade de identificação das responsabilidades pela ocorrência.
  • Promover os contactos que sejam necessários para a execução cabal dos serviços expostos, mantendo uma disponibilidade de contacto permanente com o cliente, cobrindo 24 horas em dia de operação. 

 

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