A nossa rede de mais de 1000 laboratórios e escritórios e mais de 44.000 pessoas em mais de 100 países fornece soluções de Garantia da Qualidade, Testes, Inspeções e Certificação inovadoras e adaptadas às operações e cadeias de fornecedores dos nossos clientes.
A Intertek é o líder da indústria, com mais de 44 000 pessoas em 1000 localizações em mais de 100 países. Independentemente da sua empresa ser local ou global, podemos garantir que os seus produtos respeitam as normas de qualidade, saúde, ambientais, de segurança e responsabilidade social de praticamente qualquer mercado em todo o mundo.
Inspecção que compreende a supervisão de todas as operações relacionadas com a carga/descarga de graneis e mercadorias.
Procedimento para inspecção de carga/descarga (Draught Survey) O objectivo deste serviço conhecido como Draught Survey é determinar a quantidade de carga carregada ou descarregada para benefício das partes. Um Draught Survey bem executado deverá atingir uma fiabilidade dentro da margem de erro de 0,5% , para o que deverá ser meticulosamente conduzido e tendo em consideração as circunstâncias prevalecentes. Consequentemente os Draught Survey serão executados de acordo com o "Code of pratice for Draught Survey" do "International Institute of Marine Surveyors", bem como com a instrução de trabalho WKINS-016 do Sistema da Qualidade da nossa empresa.
Enumeração do serviço para descarga A prestação do serviço aquando da descarga de navios nos Portos de destino compreenderá:
Emissão do relatório de registo de temperaturas nos porões
Inspecção final dos porões
Emissão de certificado de descarga completa
Este serviço aplica-se a vários produtos entre os quais se destacam:
Carvão
Coca
Cortiça
Lingotes
Sucatas
Madeiras
Pasta de Papel
Procedimentos durante a Movimentação e controlo de Pilha
A prestação do serviço durante a descarga do navio, colocação em Pilha e/ou carregamento de vagões, compreenderá:
Verificação da operação controlando a deposição do produto no terminal;
Controlo das condições de parqueamento no terminal;
Registo das temperaturas da Pilha de 4 em 4 Horas em pelo menos 8 pontos diferentes;
Emissão do correspondente relatório de registo de temperaturas da Pilha;
Informação diária ao cliente sobre as quantidades movimentadas, paragens significativas, incidentes, etc;
Verificação e confirmação da documentação emitida pelo terminal relativa à movimentação do produto;
Controlo visual da integridade qualitativa do produto.
No caso de permanência do produto em Pilha para posterior carregamento em vagões e envio para a armazenagem, realizar-se-á:
Verificação da identidade do lote a movimentar;
Controlo da quantidade movimentada;
Inspecção da base da Pilha para verificação do completo carregamento do lote em questão.
Procedimentos na amostragem manual e envio das amostras
A amostragem manual tem como objectivo a recolha de determinada quantidade da carga que seja representativa da globalidade do produto, a preparação das amostras e o seu envio ou entrega ao cliente. Esta amostragem deve ser realizada seguindo os princípios estabelecidos na ISO 1998-1975 (E) mediante a mais racional e correcta adaptação às circunstâncias específicas das descargas no porto.
Nestas condições, aplica-se a instrução de trabalho WKINS-020 do Sistema da Qualidade da nossa empresa, prevendo-se que a recolha da amostra seja efectuada nas seguintes condições:
Recolha de uma quantidade representativa hora a hora, variando a quantidade em função da tonelagem hora descarregada.
O local de recolha deverá ser na zona da queda do tapete.
Posteriormente será preparada a amostra representativa, acondicionada e identificados os vários lotes, indicando-se também:
Local, data e hora
Navio, tipo de produto e sua procedência
Todas as amostras serão seladas com selo próprio da Intertek Portugal, os quais serão enumerados e identificados no respectivo recibo de amostras.
Por último, estas amostras serão entregues ao cliente no cumprimento integral do prazo previamente estabelecido, mediante transporte em viatura da nossa empresa.
Assistência e Peritagem
A Intertek Portugal propõem-se ainda realizar:
As peritagens necessárias em caso de incidente ou acidente no decorrer das operações, tendo em atenção a salvaguarda dos interesses do cliente, e a eventual necessidade de identificação das responsabilidades pela ocorrência.
Promover os contactos que sejam necessários para a execução cabal dos serviços expostos, mantendo uma disponibilidade de contacto permanente com o cliente, cobrindo 24 horas em dia de operação.