A nossa rede de mais de 1000 laboratórios e escritórios e mais de 44.000 pessoas em mais de 100 países fornece soluções de Garantia da Qualidade, Testes, Inspeções e Certificação inovadoras e adaptadas às operações e cadeias de fornecedores dos nossos clientes.
A Intertek é o líder da indústria, com mais de 44 000 pessoas em 1000 localizações em mais de 100 países. Independentemente da sua empresa ser local ou global, podemos garantir que os seus produtos respeitam as normas de qualidade, saúde, ambientais, de segurança e responsabilidade social de praticamente qualquer mercado em todo o mundo.
A Intertek realiza testes de segurança para velas, recipientes das velas, castiçais para velas e acessórios para ajudar os fabricantes a minimizar os riscos, como incêndios domésticos, danos materiais, lesões por queimaduras e efeitos adversos de materiais com revestimentos tóxicos ou fuligem.
As velas não são regulamentadas por uma legislação específica na Europa. Contudo, devem estar em conformidade com o Regulamento Geral de Segurança do Produto. O Regulamento Geral de Segurança do Produto (RGSP) determina que todos os produtos devem estar aptos para a finalidade a que se destinam e seguros nos pontos de venda.
As normas europeias abaixo foram desenvolvidas para ajudar a demonstrar a conformidade com o RGSP para a segurança contra incêndios, etiquetas de segurança do produto e especificações para a deposição de fuligem. Os seguintes items estão fora do âmbito:
Velas de exterior: Se não existir nenhum requisito específico dos retalhistas, testamos em conformidade com o protocolo da Intertek. Se existir um requisito específico para retalhistas, testamos em conformidade com a própria especificação do retalhista.
Recipiente das velas em recipientes: Os testes seguintes aplicam-se aos recipientes: temperatura da superfície, choque térmico, recozimento, etc. A vela é avaliada segundo a EN 15493.
Castiçais para velas e acessórios (queimadores de aromaterapia e outros): Se não existir nenhum requisito específico dos retalhistas, testamos em conformidade com o protocolo da Intertek. Isto abrange a estabilidade e a temperatura da superfície. Se os artigos forem feitos de vidro, os testes podem incluir o choque térmico e o recozimento. Se os artigos forem feitos de metal, os testes incluem o ensaio de corrosão, se solicitado. Os testes de reacendimento são realizados nos suportes para velas lamparinas. Se existir um requisito para retalhistas, testamos de acordo com a especificação do retalhista. Os queimadores de aromaterapia também são fisicamente avaliados utilizando as recomendações dadas no relatório de Investigação para a Segurança dos Consumidores do DTI, «Incêndios associados à utilização de lamparinas e queimadores», (julho, 1996).
Velas com vários pavios: As velas com mais do que um pavio não são abrangidas pela EN 15426 e, portanto, não podem ser reportadas como estando em conformidade com esta Norma. Contudo, se especificamente solicitado, pode realizar-se o método de ensaio da fuligem na norma EN 15426 em velas com vários pavios. Dependendo das dimensões da amostra.
Existem 3 normas europeias para ajudar a demonstrar a conformidade com o RGSP, mas estas normas não são obrigatórias:
EN 15493: Velas – Especificação para Segurança contra Incêndios
EN 15494: Velas – Etiquetas de Segurança do Produto
EN 15426: Velas – Especificação para Deposição de Fuligem
As normas de teste a velas abrangem a altura da chama, autoextinção, estabilidade, combustão secundária e incandescência residual/reacendimento.
Estas normas não abrangem todos os aspetos de segurança. Por exemplo, não abrangem:
Segurança: clubbing, temperatura da cera derretida e inflamabilidade
Qualidade: curvatura do pavio, oscilação, derrame de cera, emissão de fumo (avaliação visual)
O uso dos standards mas Europeus para cobrir as velas em recipientes e
acessórios, é permitido, se ajudar a demonstrar que o item é seguro
segundo o GPSR.