Análise da Segurança das Propriedades Físicas dos Alimentos.

O processo de análise das propriedades físicas dos alimentos, consiste na avaliação das suas características reológicas, identificadas como perigos críticos.

Dependendo do tipo de produto, estas caracterísitcas podem ser classificadas em diferentes níveis de perigos. Especialistas na área de alimentação e deglutição, bem como vias aéreas respiratórias, consultam a Intertek para identificar as características físicas críticas na análise dos produtos alimentares.

Os produtos alimentares são avaliados para averiguar se as suas propriedades físicas constituem potenciais perigos na obstrução de vias respiratórias, a gravidade em caso de lesões, e o efeito dessas propriedades no caso de mitigação de potenciais lesões. Tendo em consideração o comportamento do consumidor, a embalagem é avaliada conjuntamente com o produto alimentar, de forma a estudar a probabilidade de ocorrência de um incidente e a sua gravidade.

A informação obtida a partir da avaliação das características reológicas é apresentada de forma clara e de fácil entendimento. Um conjunto de métodos é usado para identificar “clusters” (grupos de produtos) - produtos com baixo nível de perigo e produtos com níveis elevados de perigo, associados à obstrução das vias respiratórias. A Intertek apresenta recomendações à medida do cliente que minimizem efectivamente os perigos de obstrução respiratória, que possam estar presentes nos produtos alimentares.

A Intertek avalia os produtos e embalagens alimentares para eliminar potencais lesões.

Para além das obstruções respiratórias, avaliamos também a possibilidade de queimaduras. Para isso, construímos um modelo virtual para avaliação de riscos: “Virtual Child™ Burn Injury Hazard Assessment”. Este modelo inclui um programa que simula o grau de queimadura em função do tempo. A estrutura da pele (espessura da epiderme, derme e camada de gordura subcutânea) foi modelada com base em estudos de queimaduras de pele em adultos . As propriedades térmicas da pele foram obtidos recorrendo a literatura existente.

Introduzindo os valores da espessura da pele e suas propriedades térmicas no Modelo “Virtual Child™ Burn Injury Hazard Assessment”, é possível conhecer o potencial risco de lesões por queimadura quer dos produtos alimentares, quer da sua embalagem.

*Os serviços de consultoria da Intertek para bens de consumo são realizados por consultores especializados de entidades legais independentes.

 
Tem alguma dúvida? +351 707010049
 

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?

+351 707010049
PT:
+351 707010049