As empresas aplicam processos para impulsionar os seus negócios. A Certificação EDGE reconhece que a mesma disciplina empresarial é o caminho e a prova da equidade de género e intersectorial no local de trabalho.

Apesar das aspirações das empresas relativamente à igualdade de género no local de trabalho, continua a existir uma lacuna significativa entre o compromisso assumido e os resultados obtidos. A isto chamamos o Corporate Gender Gap. (Desigualdade de Género Corporativa). A legislação e a regulamentação são uma abordagem para colmatar essa lacuna, mas acreditamos que uma solução liderada pelo mercado representa uma oportunidade para as empresas ganharem uma vantagem competitiva.

Ao utilizar a Metodologia de Avaliação EDGE, emerge um retrato claro do compromisso de uma empresa, medido em termos de representação a todos os níveis da organização, equidade salarial, eficácia das políticas e práticas que asseguram percursos profissionais equitativos e inclusão cultural.

A importância da igualdade de género no local de trabalho está também intrinsecamente ligada ao papel crescente das mulheres como consumidoras. Com um rendimento total projetado de 18 biliões de dólares (USD) em 2014, as mulheres constituem o maior mercado emergente de consumo e são a força motriz por detrás da grande maioria das compras domésticas – mesmo em sectores tradicionalmente dominados por compradores do sexo masculino. Têm também padrões e preferências de consumo específicos.

As Normas de Certificação EDGE

As Normas e Certificação EDGE  foram desenvolvidos e testados entre 2009 e 2010, com o contributo de especialistas em igualdade de género provenientes de instituições académicas de referência e de empresas multinacionais líderes. As Normas EDGE garantem que as empresas certificadas de forma independente através da EDGE Certification® adotam uma abordagem estruturada e sistemática para medir, monitorizar e progredir rumo à equidade de género e interseccional no local de trabalho, através da análise de indicadores quantitativos e qualitativos, incluindo:

  • Igualdade salarial para trabalho equivalente
  • Recrutamento e promoção
  • Desenvolvimento de liderança, formação e mentoria
  • Trabalho flexível
  • Cultura organizacional

A Intertek é o primeiro organismo de certificação totalmente aprovado para certificar empresas de acordo com os padrões EDGE e EDGEplus. Podemos colaborar com a sua empresa para encurtar a Desigualdade de Género Corporativa.

Sobre a EDGE Certification

A EDGE é a norma global líder em Diversidade, Equidade e Inclusão, com um enfoque na equidade de género e interseccional no local de trabalho.

A Metodologia de Avaliação EDGE foi desenvolvida pela EDGE Certified Foundation e lançada no Fórum Económico Mundial em 2011. As Normas EDGE e a Certificação foram concebidas para ajudar as empresas não só a criar um ambiente de trabalho ideal para mulheres e homens, nas suas diversas identidades, mas também a tirar partido disso.

EDGE significa Equity, Diversity and Gender Equality (Equidade, Diversidade e Igualdade de Género) e distingue-se pelo seu rigor e foco no impacto empresarial. A metodologia segue uma abordagem prática, baseada no negócio – e não apenas teórica – que incorpora benchmarking, métricas e responsabilidade no processo. Avalia políticas, práticas e dados em cinco áreas-chave: Igualdade salarial para trabalho equivalente, recrutamento e promoção, desenvolvimento de liderança, formação e mentoria, trabalho flexível, cultura organizacional

A Certificação EDGE conta com o apoio de líderes empresariais, governamentais e académicos de todo o mundo. Para saber mais, visite www.edge-cert.org.