No sector competitivo do vestuário, os retalhistas e as marcas estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos têxteis fornecidos pelas fábricas. Sabem que é fundamental para a qualidade geral da peça de vestuário.
Atualmente, no entanto, os retalhistas e as marcas valorizam também cada vez mais o impacto do desempenho social e ambiental na equação de valor – especialmente agora que está comprovado que as fábricas mais responsáveis a nível social e ambiental são também as que garantem, de forma mais consistente, uma excelência na qualidade. O grande desafio, naturalmente, passa por aceder a dados fiáveis sobre o desempenho social e ambiental das fábricas, incluindo métricas relacionadas com a eficiência e a qualidade geral. Melhores dados significam melhores decisões de compra.
O Mill Qualification Program (MQP), desenvolvido pela Intertek, oferece aos principais fornecedores e marcas um novo ambiente operacional que integra critérios de sustentabilidade com a melhoria contínua do desempenho em qualidade das fábricas de tecidos. O MQP contribui para eliminar grande parte da complexidade e redundância do processo de aquisição. O programa adota uma abordagem unificada e padronizada para medir o desempenho das fábricas em áreas-chave, incluindo fatores sociais, controlo de qualidade, certificação laboratorial e sustentabilidade ambiental. O MQP surgiu como a ferramenta ideal para avaliar, comparar e monitorizar o desempenho das fábricas, garantindo, em última análise, a sua melhoria. O seu foco na colaboração promove uma parceria entre Compradores e Fornecedores com o objetivo de criar um melhor entendimento e alinhamento com as estratégias e expectativas de sourcing.
O MQP liga indicadores-chave de sustentabilidade ao desempenho em qualidade, permitindo que os compradores tomem decisões de compra com base em fatores de valor que vão além do preço.
O MQP utiliza quatro (4) módulos principais de avaliação:
- Certificação laboratorial – Certificação das capacidades laboratoriais da fábrica e dos inputs técnicos para testes de desempenho dos tecidos, utilizando metodologias e normas reconhecidas pelo setor (ex.: AATCC, ASTM, ERN/ISO).
- Desempenho em qualidade – Avaliação de todas as etapas da produção têxtil: produção da fibra, processamento e fiação; preparação do fio; tecelagem/tricotagem, branqueamento, tingimento, estampagem e acabamento dos tecidos.
- Desempenho ambiental – Avaliação do desempenho ambiental das fábricas em áreas como gestão de resíduos, consumo e tratamento de água, conservação de energia, prevenção da poluição e eficiência energética, higiene ocupacional e industrial.
- Desempenho social – Avaliação da conformidade com as leis locais aplicáveis relativas aos direitos e proteções legais dos trabalhadores.
O MQP oferece estes benefícios-chave para o seu negócio:
- Maior visibilidade sobre as tendências de desempenho da cadeia de fornecimento, permitindo melhor mitigação de riscos.
- Maior transparência e confiança entre compradores e fornecedores.
- Apoio a decisões mais informadas com base em métricas de desempenho em tempo real.
- Maior rapidez de colocação dos produtos no mercado.
- Reconhecimento através de um Prémio de Mérito para os fornecedores com melhor desempenho.