A ISO 14001, norma internacional para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), ajuda as organizações a identificar e reduzir sistematicamente todos os efeitos nocivos no ambiente.
A norma atualizada ajuda as pequenas e médias empresas a controlar os efeitos ambientais na cadeia de fornecedores, a envolver as partes interessadas e a comunicar os esforços do SGA a nível externo.
A nova versão inclui um requisito para compreender o contexto da organização de forma a gerir melhor o risco, com maior ênfase nos líderes dentro das organizações para promoverem a gestão ambiental. Além disso, há uma mudança no sentido da melhoria do desempenho ambiental em vez da melhoria do sistema de gestão.
Quais são as principais mudanças?
Para mais informações sobre estas mudanças da Organização Internacional de Normalização, visite ISO.org.
Esta nova versão continuará a exigir os princípios básicos e requisitos da norma ISO 14001:2004, para além da melhoria dos resultados ambientais como parte do sistema de gestão.
A ISO 14001:2015 foi publicada em setembro de 2015, tendo o período de transição para organizações com a certificação ISO 14001:2004 terminado em setembro de 2018.