Certificação RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil)

A norma para a Certificação da Cadeia de Abastecimento RSPO foi desenvolvida para garantir a segurança e a rastreabilidade das cadeias de abastecimento, com o objetivo de fornecer evidências credíveis de que este óleo é proveniente de recursos sustentáveis.

Na Intertek, trabalhamos em parceria com a sua empresa para lhe proporcionar uma vantagem ambiental e económica.

O óleo de palma é o óleo vegetal mais utilizado e um ingrediente comum em produtos alimentares e de cuidados pessoais a nível global. Devido ao crescimento da população mundial e ao aumento da procura de produtos, a necessidade de óleo de palma nunca foi tão grande como agora e prevê-se que venha a aumentar nos próximos anos.

Este aumento da procura de óleo de palma criou um efeito catalisador nas florestas tropicais conservadas, ameaçando a biodiversidade de alguns ecossistemas e contribuindo para a destruição de habitats das espécies, provocando conflitos sociais entre as comunidades indígenas e os agricultores.

O referencial Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO) foi criado com o propósito de promover o crescimento e a utilização de produtos fabricados a partir de óleo de palma sustentável, através de normas globais credíveis e do empenho das partes interessadas. A norma para a Certificação da Cadeia de Abastecimento RSPO foi desenvolvida para garantir a rastreabilidade e segurança das cadeias de abastecimento com o objetivo de fornecer evidências credíveis da utilização de fontes sustentáveis.

A Intertek realiza a Certificação da Cadeia de Abastecimento em todas as fases da cadeia agro-alimentar, incluindo a refinação, comercialização, produção e distribuição de produtos à base de óleo de palma. Ajudamo-lo a melhorar a fiabilidade do seu produto e a minimizar os riscos para o seu negócio. Os produtos com óleo de palma podem passar por muitas fases de produção e logística, desde o agricultor ao produto final, e podem ser comercializados através de diferentes mecanismos aprovados pela RSPO ao longo da cadeia de abastecimento. 

As opções da cadeia de abastecimento RSPO incluem:

Identidade Preservada (IP) 

Este modelo assegura que os produtos de óleo de palma certificados de acordo com a RSPO e fornecidos ao consumidor final são unicamente identificáveis como pertencentes a uma única plantação e suas bases de abastecimento, sendo mantidos fisicamente isolados de outras fontes de óleo de palma ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Segregação (SG)

Este modelo assegura que os produtos de óleo de palma certificados de acordo com a RSPO e fornecidos ao consumidor final são provenientes apenas de fontes certificadas pela RSPO. Esta opção permite a mistura de óleos de palma certificados de diferentes fontes.

Balanço de Massas (MB)

Este modelo controla administrativamente a comercialização de produtos de óleo de palma certificados pela RSPO ao longo de toda a cadeia de abastecimento como um motor para a integração do comércio de óleo de palma sustentável. O sistema de balanço de massas permite a mistura de óleos de palma certificados e não certificados pela RSPO em qualquer fase da cadeia de abastecimento, desde que as quantidades totais das instalações sejam controladas, de modo a que o volume de óleo de palma certificado a sair nunca exceda o volume de óleo que entrou.

 
Tem alguma dúvida? +351 707010049
 
 
 

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?

+351 707010049
PT:
+351 707010049